Logística é a atividade que coloca o produto certo, na qualidade certa, na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa. Certo para quem?

Vou contar um fato que vivenciei em uma viagem com a família aos Estados Unidos, para ilustrar como responder esta pergunta.

Eu precisava comprar um booster ou melhor, um redutor de cinto de segurança para pode viajar tranquilamente com meu filho em um carro alugado. A viagem já estava programada para segunda-feira, mas deixei para comprar em cima da hora, na sexta-feira anterior. A marca e o modelo do produto estavam decididos e comecei a visitar as lojas físicas para comprar. Walmart, Bed Bath and Beyond, Target e buybuy Baby não tinham no estoque físico local, mas davam a opção de comprar pela internet e retirar na loja. Isso já era uma enorme evolução. Então, por que não comprei pela internet antes? Porque queria ter a experiência de tocar o produto, ver como seria o funcionamento e o ajuste do mesmo no carro antes de minha compra.

Então, vamos lá para o e-commerce.

Eu já sabia o que queria, então os fatores decisivos seriam o prazo de entrega e o preço – ganhadores do pedido – “order winners”.

Lembram que a viagem está programada para segunda-feira pela manhã!

Fiz uma comparação de preços nos sites e constatei que havia pouca diferença entre os concorrentes. Então, decidi comprar no e-commerce do Walmart. Ao chegar na etapa da entrega, fui pego de surpresa quando disseram que meu pedido seria entregue na quinta-feira. Ops, não posso esperar até quinta-feira. Vamos para outro e-commerce. Tentei Target. Preço similar e prazo de entrega para quinta-feira. Também não dá. Bed Bath and Beyond ofereceu para entregar na quarta-feira. Oba, um dia antes que os outros, mas ainda não estava certo para mim.

Entrei no site da Amazon. Achei o produto, preço similar e comecei a compra com a expectativa de não conseguir no prazo certo para mim! Na etapa da entrega, fiquei perplexo com a seguinte pergunta: Para quando você precisa deste produto? Bingo!!! Resposta: domingo! Aí veio a segunda pergunta: Você está disposto a pagar U$12,00 para receber o produto no domingo? SIM!!! Eles se preocuparam em validar o que é o certo para mim!

Ganhou o pedido! Order winner!

Logistica certa

O prazo do cliente é um ganhador do pedido!

Domingo chegou e a ansiedade aumentou. Mas, antes do meio-dia, o produto chegou. Na cor certa, na qualidade certa, no dia certo e no lugar certo.

Minha conclusão é que é crucial saber onde colocar o estoque e a quantidade, para atender a necessidade do cliente. Nem sempre o estoque precisa estar disponível todo o tempo, mas saber fazer a pergunta certa e satisfazer o cliente com a resposta exata faz toda a diferença.

Quer saber se sua empresa está com excesso ou falta de estoque, de acordo com a visão do cliente?

Precisa reformular o modelo de logística para atender melhor os clientes?

Está disposto a equilibrar o estoque?

Quer implementar um modelo de Gestão de Estoques?

Precisa acertar os 7 Cs da Logística (produto certo, cliente certo, quantidade certa, qualidade certa, lugar certo, tempo certo, custo certo)?

Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, então a Trans4mar é a parceira certa para a Trans4mação dos teus resultados de sua empresa.

Se a resposta for não, então a Trans4mar é a parceira certa para te apresentar as oportunidades escondidas e ainda não discutidas em sua empresa.

Vamos conversar?

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Texto elaborado pelo consultor Marcos Augusto Vassoler e revisado pelo consultor Alexandre Cardone Narchi.