O cliente
Uma multinacional farmacêutica americana com faturamento anual na casa de US$ 20 Bilhões.
O problema
Os compradores eram envolvidos tardiamente no processo de aquisição de novos produtos e serviços resultando em tempo exíguo e insuficiente para uma boa negociação. Com a falta de visibilidade da estratégia adotada pelos departamentos solicitantes a identificação e o desenvolvimento de parcerias com os melhores fornecedores também ficava comprometida, não obtendo o maior valor para a empresa.
Como atuamos
Adotamos o processo de Strategic Category Management – SCM, disponibilizando para o time de compras, processos e ferramentas que facilitaram a execução das seguintes atividades:
- Desenvolvimento e execução de parcerias com as diversas áreas da empresa, melhorando o relacionamento;
- Entendimento das estratégias e metas das áreas da empresa;
- Identificação dos requerimentos gerando opções e recomendações estratégicas;
- Análise do perfil da categoria dos itens, utilizando inteligência de gastos, custos e mapeamento dos potenciais fornecedores;
- Definição da estratégia de abastecimento;
- Desenvolvimento do plano de negociação e seleção do melhor fornecedor;
- Execução das atividades transacionais (contrato, pedido, pagamento, etc);
- Implementação e acompanhamento do programa de SRM – Supplier Relationship Management.
Alguns dos benefícios alcançados foram:
- Geração consistente de valor para a empresa que vai além dos tradicionais savings (redução de custos);
- Equipe de compradores sendo percebida como parceiros em projetos estratégicos;
- Redução de retrabalho e de atrasos;
- Clareza na responsabilidade de cada parte envolvida no processo;
- Melhoria na parceria com fornecedores-chave