Tenho como meta pessoal participar de ao menos 3 eventos de Supply Chain por ano!

Em um desses eventos no final de 2022, escutei a afirmação acima de um executivo sênior responsável pelo Supply Chain de uma empresa admirada por todos nós – “Temos 357 KPIs. Só melhoramos aquilo me medimos. Estamos sempre buscando novos KPIs!!!”

Méritos totais para ele, por estar buscando melhorias em todos os processos dessa admirada empresa, MAS, cá entre nós, existe uma diferença enorme entre indicador ou métrica e KPI.

Vamos lá.

Indicador e métrica são sinônimos e são necessários para monitorarmos o desempenho dos processos e por consequência identificarmos oportunidades na maneira como executamos nossas atividades e seguirmos em busca da melhoria contínua e/ou excelência operacional.

KPI é o acrônimo de Key Performance Indicador, que traduzindo significa, Indicador-Chave de Desempenho, ou seja, indicador-chave.

Todo KPI é um indicador, mas nem todo indicador é um KPI.

Simples assim!

KPI é um indicador-chave e como tal deve sinalizar para empresa como está seu desempenho naquilo que realmente interessa para os gestores e acionistas!

Vou usar um KPI em linha com o APICS Supply Chain Operations Reference – SCOR® que é o Perfect Order Fulfilment.

A ideia aqui é medir a perfeição do atendimento de um pedido sob a perspectiva do cliente, isso é um KPI.

O Perfect Order Fulfilment, um KPI, é desmembrado em 04 indicadores de diagnóstico que são:

  • O pedido foi entregue na data certa?
  • O pedido foi entregue na quantidade certa?
  • O pedido foi entregue com os materiais/serviços nas condições adequadas?
  • A documentação para entrega do pedido estava ok?

Notem que se um dos indicadores de diagnóstico acima não for atendido, o KPI – Perfect Order Fulfiment, não será atendido!

E qual o objetivo por trás deste KPI?

É conhecer o nível de confiabilidade (Reliability) que entregamos para nossos clientes, pois cliente satisfeito continua comprando!

Temos ajudado muitas empresas a revisitarem seus indicadores de desempenho e por consequência seus KPIs e vou aproveitar para compartilhar com vocês nosso modelo de monitoramento de indicadores que faz sucesso com nossos clientes.

Uma boa prática na construção de indicadores é que todo indicador deve ter um(a):

  • descrição do que está sendo monitorado
  • responsável/dono.
  • meta clara e acordada com todas as partes.
  • gráfico que mostre o desempenho do processo ao longo do tempo comparado com a meta.
  • indicador de quanto maior/menor melhor para facilitar o entendimento do gráfico e suas tendências.
  • semáforo indicando se a meta foi atingida (verde), se houve uma pequena variação abaixo da meta (amarelo), ou se o desempenho está abaixo da meta (vermelho)
  • comentário(s) sobre as ocorrências no mês monitorado que facilitem o entendimento do desempenho.
  • plano de ação com responsáveis e datas para mitigar os desvios encontrados.

Seus indicadores estão em linha com as boas práticas mencionadas acima?

Sua empresa tem dezenas/centenas de KPIs?

Vamos conversar sobre KPIs e como isso poderá ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio?

Texto elaborado pelo nosso sócio diretor Sérgio P. Valle.