Você já deve ter ouvido falar em Transformação Digital. Mas quando olha à sua volta vem a dúvida: “o que é exatamente isso e como pode ajudar minha empresa?”

O processo Source-to-Pay (S2P) tem muitas etapas conectadas que passam por diferentes áreas da empresa e por diferentes sistemas de tratamento de informação. Após a necessidade (demanda) o processo é iniciado, passando por Compras, Negociação, Contrato, Ordem de Compras, Faturamento, Recebimento, Pagamento e etc.

 Vemos muitas empresas com processos manuais, sujeitos a erros humanos, ou com a necessidade de captura e transferência de dados entre vários sistemas que atendem diferentes áreas. As dificuldades surgidas daí são inúmeras:  falta de acuracidade, falta de visibilidade, aumento de cycle-time, dificuldade para gerar relatórios gerenciais, chegando até a causar dificuldades para reconciliação financeira em caso de auditorias.

Hoje existem soluções de ferramentas integradas para digitalizar todo o processo. Mas importante ter em mente que não se trata simplesmente de adquirir o último software ou hardware lançado no mercado. É preciso primeiro uma avaliação (assessment) da maturidade da organização, revisitando processos e capacitando pessoas.

Com estes 3 pilares (Pessoas, Processos e Ferramentas) bem estruturados as vantagens serão: redução de custo, ganho de eficiência, maior controle e visibilidade, compliance, agilidade na tomada de decisão, melhoria na relação com fornecedores. Isso sem falar da melhoria da experiência do usuário (UX) que são os stakeholders internos: processo mais amigável com ganho de agilidade e fluidez no processo. Tudo isso se traduz em ganho de competitividade.

Como está a trans4mação digital em seu processo S2P?

Você já revisitou os processos de sua empresa?

Vamos conversar!

Texto elaborado pelo consultor Alessandro Plothow