O cliente

Uma multinacional farmacêutica americana com faturamento anual na casa de US$ 20 Bilhões.

 

O problema

Os  compradores eram envolvidos tardiamente no processo de aquisição de novos produtos e serviços resultando em tempo exíguo e insuficiente para uma boa negociação. Com a falta de visibilidade da estratégia adotada pelos departamentos solicitantes a identificação e o  desenvolvimento de parcerias com os melhores fornecedores também ficava comprometida, não obtendo o maior valor para a empresa.

 

Como atuamos

Adotamos o processo de Strategic Category Management – SCM, disponibilizando para o time de compras, processos e ferramentas que facilitaram a execução das seguintes atividades:

  •    Desenvolvimento e execução de parcerias com as diversas áreas da empresa, melhorando o relacionamento;
  •    Entendimento das estratégias e metas das áreas da empresa;
  •    Identificação dos requerimentos gerando opções e recomendações estratégicas;
  •    Análise do perfil da categoria dos itens, utilizando inteligência de gastos, custos e mapeamento dos potenciais fornecedores;
  •    Definição da estratégia de abastecimento;
  •    Desenvolvimento do plano de negociação e seleção do melhor fornecedor;
  •    Execução das atividades transacionais (contrato, pedido, pagamento, etc);
  •    Implementação e acompanhamento do programa de SRM – Supplier Relationship Management.

Alguns dos benefícios alcançados foram:

  •    Geração consistente de valor para a empresa que vai além dos tradicionais savings (redução de custos);
  •    Equipe de compradores sendo percebida como parceiros em projetos estratégicos;
  •    Redução de retrabalho e de atrasos;
  •    Clareza na responsabilidade de cada parte envolvida no processo;
  •    Melhoria na parceria com fornecedores-chave