O cliente
Uma multinacional francesa do segmento de bebidas com faturamento anual na casa de 9 Bilhões de Euros.
O problema
A empresa possuía 4 fábricas no Brasil e cada uma fazia seu próprio planejamento de produção e de materiais, sem suporte de tecnologia nem integração. Isso gerava um elevado nível de renegociações e reprogramações com os fornecedores e as paradas de linha de produção eram frequentes.
Como atuamos
Adotando o Supply Chain Operations Reference Model – SCOR, fizemos um “gap analysis” e propostas de mudanças em vários processos do Supply Chain e de Operações. Dentre as mais relevantes estavam:
- A centralização do planejamento de produção e materiais, criando uma nova estrutura organizacional;
- A implementação de metodologia baseada em algoritmos para planejamento das atividades, revisando todos os parâmetros como tamanho de lote, lead-time, estoque de segurança, análise de capacidades, etc;
- O desenvolvimento de sistemas de ordem de produção e de controle de almoxarifados;
- Integração do planejamento com fornecedores-chave;
Alguns dos benefícios alcançados foram:
- Otimização de compras por consolidação das negociações reduzindo até 10% nos custos;
- Aumento de produtividade das linhas de produção em 15% e ganho de eficiência nos cálculos antes feitos manualmente;
- Redução de 25% do nível de inventário global e melhoria na acuracidade de inventário;
- Otimização no processo de fechamento de custos mensal