O cliente

Uma multinacional francesa do segmento de bebidas com faturamento anual na casa de 9 Bilhões de Euros.

 

O problema

A empresa possuía 4 fábricas no Brasil e cada uma fazia seu próprio planejamento de produção e de materiais, sem suporte de tecnologia nem integração. Isso gerava um elevado nível de renegociações e reprogramações com os fornecedores e as paradas de linha de produção eram frequentes.

 

Como atuamos

Adotando o Supply Chain Operations Reference Model – SCOR, fizemos um “gap analysis” e propostas  de mudanças  em vários processos do Supply Chain e de Operações. Dentre as mais relevantes estavam:

  •    A centralização do planejamento de produção e materiais, criando uma nova estrutura organizacional;
  •    A implementação de metodologia baseada em algoritmos para planejamento das atividades, revisando todos os parâmetros como tamanho de lote, lead-time, estoque de segurança, análise de capacidades, etc;
  •    O desenvolvimento de sistemas de ordem de produção e de controle de almoxarifados;
  •    Integração do planejamento com fornecedores-chave;

Alguns dos benefícios alcançados foram:

  •    Otimização de compras por consolidação das negociações reduzindo até 10% nos custos;
  •    Aumento de produtividade das linhas de produção em 15% e ganho de eficiência nos cálculos antes feitos manualmente;
  •    Redução de 25% do nível de inventário global e melhoria na acuracidade de inventário;
  •    Otimização no processo de fechamento de custos mensal